Soluço!
duas, três vezes ao dia.. nunca tive tanto assim.. credo!
ai resolvi procurar afinal de contas o q é o soluço?
Bem.. agora eu ja sei.. só não sei como fazer passar.. iuHAIUH
================================================
O soluço é uma contracção involuntária do músculo do diafragma, responsável pela respiração. O soluço é geralmente causado por uma irritação do nervo frénico — responsável por activar o diafragma —, devido a um aumento do volume do estômago. Assim, qualquer situação que imite o nervo frênico ou diretamente o músculo, acontece o soluço. As crises agudas de soluço são leves e passageiras, tornando impossível descobrir a causa, porém regridem espontaneamente. Entre as causas agudas de soluço, podemos mencionar a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, bebidas quentes ou irritativas (café, etc.), alimentação excessiva ou agressiva (condimentos em geral), aerofagia (ingestão de ar), enfim, tudo que pode ocasionar irritação do esôfago, estômago e do nervo frênico.As pessoas excessivamente ansiosas (neuroses em geral), com maus hábitos alimentares (comer rápido, não mastigar bem, etc.), portadores de doenças intestinais etc., geralmente engolem ar numa quantidade exagerada, causando a síndrome da bolha gástrica. A distensão aguda do estômago determina então, dores intensas e soluços. Cerca de 20 a 60% do gás no tubo digestivo provém do ar deglutido, todavia a ingestão excessiva determina a aerofagia.
Com a finalidade de aliviar a sensação prolongada de distensão, o indivíduo tenta expulsar o ar pelo arroto ou eructação, piorando ainda mais a situação. Com efeito, em decorrência do arroto, o indivíduo engole mais ar num círculo vicioso interminável. O mesmo acontece com os lactentes, que ao mamarem engolem ar, provocando uma dilatação do estômago, que pode terminar em soluço. Por isso, os pediatras recomendam a posição vertical dos bebês após a mamada, que facilita a eliminação do ar pelo arroto, eliminando a causa do soluço. Se o lactente permanecer deitado no berço o soluço persiste, provocando o vômito.
Os soluços crônicos e prolongados são indicadores de doenças graves, como as neurites do nervo frênico (herpes zoster. difteria, hanseníase, sífilis, etc.), doenças pulmonares (pneumonias, neoplasia, abscessos, água na pleura, etc.), enfermidades do esôfago (megas, tumores, regurgitação, etc.), do estômago (câncer, úlceras, gastrites, etc.), do intestino (úlceras, tumores, etc.), do fígado (cirrose, hepatites, tumores, etc.), do pâncreas (pancreatites, etc.) e até do aparelho urinário (pedras, neoplasias, etc) e do cérebro (tumores).
Os indivíduos terminais, com distúrbios metabólicos importantes (uremia, amoniemia, etc.) ou com distúrbios respiratórios (acidose, alcalose, etc.), também apresentam soluços intermináveis e de tratamento problemático. O soluço aparece mais no sexo masculino do que no feminino, sem se saber por quê. Em geral, regride de maneira espontânea, sem causar qualquer tipo de prejuízo. Entre as soluções caseiras para os soluços esporádicos, citam-se interromper a respiração por alguns segundos ou respirar dentro de um saco de papel (nunca de plástico), pois o acúmulo de gás carbônico no sangue inibe a contração do diafragma, parando o soluço. Ainda beber água gelada rapidamente e engolir pão seco ou gelo triturado.
E, não é lenda a estória de que o susto pode interromper o soluço, porque o susto provoca a libertação de adrenalina, activando o nervo frénico. Entretanto, tal solução deve ser evitada, já que pode provocar angústia e medo em crianças que soluçem. Outra solução é beber água gelada, que provoca o mesmo efeito. Em casos raros, a irritação do nervo frénico pode ser causada por um tumor, e o soluço persiste por dias.
O tratamento do soluço crônico necessitada descoberta e solução da causa básica ou doença primária. Pode-se usar remédios, como o amplictil, até o bloqueio anestésico dos nervos que controlam o diafragma, provocando a sua paralisação. Portanto, o fundamental no soluço é descobrir a causa que irrita o músculo diafragma, através de exames de laboratório, sob a orientação médica.
================================================
Até mais.. e ainda to soluçando :~ pqp